quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

29º dia de Yamana a Recuay 180 km

29º dia
Dia 04 de janeiro de 2017
Trajeto do do dia

Depois de uma noite tranquila no estábulo e uma manhã muito fria, desmontei a barraca, guardei as tralhas e coloquei a moto na rua para tentar fazer ela pegar.
No fim do dia anterior ela ligou a luz da injeção e não desligou mais, quando eu desligava ela pra ligar depois era só depois de muitas viradas do motor. Ao tentar ligar aconteceu o mesmo novamente e ela não ligava, lembrei então que tinha um spray anti-fungos que o Edson tinha me dado e como pelo barulho parecia que não tinha gasolina, pois nem sinal de a moto querer ligar então se eu colocasse o spray na caixa do filtro de ar ela poderia ligar com os gases do spray se fosse pela falta de injeção de gasolina.


Escorregada na lama.

Acessei a caixa do filtro através da carenagem que estava solta e soltei bastante gás la dentro e dei partida. Ligou na hora, mas a luz da injeção continuava ligada e a lenta alterada.
Segui então pela estradinha que me levaria ao abra Punta Olímpica, uma estradinha molhada pelas chuvas da noite anterior e com alguns lugares bem lisos. Em um desses lugares eu já estava devagar e mesmo assim a frente saiu e a moto caiu, eu saí de pé, mas como o celular estava no bolso carregando arrebentou o cado do carregador. Agora eu teria duas coisas para arrumar na próxima cidade, o problema da injeção e um cabo de carregador. Levantei a moto sob os olhares de duas crianças que passavam e segui descendo aquela estradinha com todo cuidado, passei por várias pequenas vilas até chegar novamente ao asfalto. 
O asfalto que leva até o abra Punta Olímpica passa por lugares muito belos, ele segue por um vale, ao fim dele ficam os picos nevados que vão crescendo conforme me aproximo. Já próximo do início da subida a imponência das montanhas nevadas nos mostram o quanto somos pequenos frente a natureza. A subida é composta de muitas curvas por um asfalto de qualidade que permite uma condução gostosa pelas curvas e a cada curva um novo ângulo para foto. A subida se deu devagar apreciando a paisagem, tirando fotos e filmando.
Perto do túnel parei para fotografar um lago e encontrei um colombiano que já morou no Rio de Janeiro e estava passeando pelo Peru com um Clio 1.0, trocamos algumas informações, pois estávamos fazendo caminhos inversos. 










 
Deixei o asfalto para subir pela antiga estrada, abandonada após a conclusão do túnel. Subi alguns lances da estradinha em péssimas e subida ingrime até a moto não ter mais forças para se empurrar. Parei e troquei o pinhão, ela conseguiu vencer aquela subida e continuando tive que em alguns lugares ajeitar algumas pedras em valas para continuar a subida. Em alguns lugares o motor se rendeu e tive que ajudar com meus pés e com dificuldades alcancei o abra Punta Olímpica no alto de seus 4.900 metros.






O abra estava com neve na estrada, que tive que cruzar com cuidado e ajudando a empurrar, pois o pneu não traciona na neve.
Estar ali naquele lugar com aquela moto foi outra emoção forte, como chegar na nascente do Rio Amazonas. Os lugares difíceis tem um gostinho de vitória e acabam sendo meus troféus. Até agora já tenho 3 desta viagem.



Comecei a descer o abra sem saber se seria possível, logo na primeira curva a estrada estava coberta de neve e novamente tive que passar ajudando com os pés. Aproveitei também e fiz meu primeiro boneco de neve. A emoção era tanta por estar ali que nem ligava para o frio. Continuei descendo e por este lado a estrada está em melhores condições. Parei para pegar água que descia da montanha, água de degelo, muito gostosa e geladinha.
Ao voltar para o asfalto fui tirar uma foto em frente ao túnel e uns turistas vieram pedir se poderiam tirar foto com a moto, pois tinham visto eu descendo pela estradinha.
Descendo agora pelo asfalto cheguei a um mirante onde tem a indicação do nome de cada montanha e suas respectivas altitudes. Um pouco a frente iniciava uma descida parecida com os caracoles chilenos, várias curvas consecutivas em 180º que descem em poucos quilômetros quase 1000 metros de altitude. Seguindo pelo vale e depois por um declive pouco acentuado cheguei a ruta 3N que leva à Huaraz.
 






Em Huaraz fui até uma Lan House pesquisar o que poderia ser o defeito da injeção, que piscava 7 vezes e a pesquisa retornou que seria um sensor de temperatura do motor que poderia estar com problemas e que este erro de leitura dificultaria a partida a frio, ou seja, tudo que acontecia com a moto. Sabendo qual era o defeito fui procurar na moto o sensor e vi que ele tinha sido quebrado por alguma pedra que bateu nele. Fui então procurar uma oficina especializada Honda, perguntei para um policial, que estava em uma Twister, se tinha alguma autorizada Honda na cidade e ele falou que não e me recomendou uma oficina, que segundo ele, tinham mecânicos que poderiam me ajudar. Cheguei na tal oficina, mostrei o conector do sensor quebrado e pedi pra ele dar um jeito de colar, já que os contatos ainda estavam no sensor. Serviço feito ao custo de 5 reais e a falha sumiu. Se tivesse estragado o sensor provavelmente eu não conseguiria outro até chegar ao Brasil.
Conector quebrado

Fui então comprar um cabo para o carregador e algumas coisas para comer. Passei no mercado municipal e ao passar pela partes que vende peixes e carnes contei 7 cachorros pelos corredores. O lugar não tem refrigeração e as carnes ficam expostas nos balcões e pendurados em ganchos, é assim em todos os mercados no Peru. Cada vez que vou almoçar tento pensar que a carne não veio de um desses lugares.
Já passava das 17 horas quando saí de Huaraz, olhei o meu roteiro e decidi inverter a ordem das passagens pela cordilheira para poder passar no Glaciar Pastoruri pela manhã e aproveita o tempo limpo e sem chuva, já que toda tarde chove e no glaciar tem uma caminhada de 5 km para fazer. Segui então até perto de o sol se por. Achei um lugar para acampar perto do rio em um local utilizado para retirar pedras, sob um eucaliptos e na grama. Lugar perfeito.
Local do camping


Quilometragem do dia: 180 km
Quilometragem acumulada: 9335 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário