segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

10º e 11º dias

Décimo dia

Peguei a estrada la pelas 9:00, fui costeando o pacifico, era difícil rodar muito sem ter que parar, pois a paisagem a cada curva se mostrava muito bela, minha idéia era chegar a Iquique na Zofri, que é um azona franca e comprar um capacete e cartões de memória, so que eu não sabia que dia da semana era, e era domingo, a Zofri nao abria neste dia, então fui dar umas voltas na cidade, uma cidade bonita, parecia alguns dos balneários  do Brasil, tinha carros (Hummer, Ferrari e outros) bastantes prédios bonitos, só faltaram as mulheres. Depois de rodar um pouco decidi subir em direção a San Pedro de Atacama, pois não queria passar a noite ali para poder comprar as coisas no outro dia. Peguei a estrada e cheguei a  Ruta 5 novamente, agora no sentido sul para Calama, em Pozo Almonte fui parada pela polícia pela primeira e unica vez no Chile, me pediram os documentos, perguntaram de onde eu vinha e pra onde ia, respondi e o guarda me perguntou se eu não ficaria para o Paris-Dakar  que passaria por ali nos próximos dias e eu disse que nem sabia e que seguiria em frente, fui mais uns quilometros adiante e vi uma oficina salitreira abandonada e fui ate lá achar um lugar para acampar, achei um lugar protegido do vento, montei a barraca entrei e me arrumei pra ir dormir, no silêncio da barraca comecei a escotar uns barulhos de tempos em tempos como de caisse uma pedra de uns 2kg de uma altura de 1mt no chao em intervalos de tempo variados e em lugares diferentes, sai da barraca e fiquei escutando no escuro, ai descobri que era o chão se contraindo, pois era um salar e como estava esfriando depressa fazia os tais barulhos por todo lugar. Depois de descobrir o motivo de tal barulho pude dormir tranquilo.

Fotos do décimo dia:

 Café da manha em Tocopilla - Chile, O prato era tamanho normal, o pao é que era grande, foi dificil comer tudo. Custou R$10,00 mas valeu a pena, era bife batido com queijo.
 Tocopilla
 Ruta 1 entre Tocopilla e Iquique

 Alerta de área de risco de Tsunami
 Uma praia com areia branca e fina, coisa rara por lá.



 Iquique



 Vista superior de Iquique, é bem mais bonita vista de baixo.

 Oficina salitreira abandonada Santa Laura.


 Tudo em madeira e zinco


 Cidade abandonada de Santiago Humberstone, foi abandonada em 1960. É cobrado entrada para ver a cidade, mas vale a pena.


 Teatro
 Interior do Teatro

 Oficina salitreira

Motor do gerador, 360 CV movido a dieseltem quase 3 metros de altura.
 










 Salar a beira da Ruta 5.
 Acamapmento em uma oficina salitreira abandonada

Décimo primeiro dia.
Peguei a estrada cedo em direção a Sam Pedro de Atacama, queria chegar la a tempo de conhecer o Vale da Lua, seria 300 e poucos quilometros sem posto, eu tinha um galao com 3 litros e mais 2 garrafas de 1,5l e o tanque cheio, consegui chegar com a  gasolina do tanque e a do galao, fui achar um hotel com area de camping, fiquei no primeiro que achei, a diaria em torno de R$44,00 com direito a piscina e banheiro, caro, no outro dia ia achar outro, enquanto ia tirando as coisas da biz um pessoal que esta hospodade ali veio falar comigo, era um casal de São Paulo e outro rapaz, tinha vindo em uma Vtron 650 e uma Teneré 250, conversamos um pouco e depois montei a barraca e fui a uma agencia de turismo e contratei um passeio para ver o Geiser El Tatio no dia seguinte as 4:00 da manhã, custou R$80,00 o passeio, que tinha previsão de voltar a cidade até as 12:30, no passeio estava incluso o café da manha no geiser. Saí dali e fui para o vale da lua onde encontrei o pessoal que estava no hotel, eles decidiram não entrar no parque e ir ver o por do sol sobre o vale, eu entrei fiz todo o roteiro do vale e fui ver o por do sol sobre o vale da lua, tinha muita gente lá, é um espetáculo fora do sério, so indo la pra ver a beleza do lugar com a iluminação do por do sol.
Depois disso voltei pro hotel, tomei banho e fui dormir, pois no outro dia era cedo.



 Cemitério de uma das oficinas abandonado.
 Mina de não sei o que, nas caixas sao amostras de rocha.
 Mina de cobre ao fundo em Calama
 Montanha removida de dentro da mina
 Usina eólica na estrada entre San Pedro de Atacama e Calama.


 Ao fundo San Pedro de Atacama.


 Vale da Lua






 Mina de sal no vale da lua

 O branco no chao é tudo sal.
 Entardecer no vale da lua.

 Todo final de tarde os turistas se amontoam neste morro pra apreciar o por do sol. É muito lindo.



 Um tanto perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário