sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

12° dia Moquégua-Peru a El Alto-Bolívia 378km

Dia 31 de dezembro de 2014

Acordei as 5:20, hoje mais cedo por que a ideia era chegar o mais perto possível de Cusco. Desmontei tudo e peguei a estrada e fui subindo e o frio foi aumentando e eu se a luva, achei que não ia ficar tão frio, chegou uma hora em que tive que parrar para aquecer mas mãos pois já não sentia mais os dedos e frear estava complicado, já que o freio é na mão.

Após aquecer as mãos e colocar a luva fui subindo, depois de um tempo fui ver o porque de tanto frio:

Até o momento era meu recorde de altitude alcançado com uma moto, a felicidade era grande, registrei o momento e segui, agora morro abaixo por paisagens de tirar o fôlego.

A ideia era ir direto a Cusco mas ai lembrei de Puno e Tiwanaku e pensei "Porque não", mudei de direção e fui em direção a Puno, chegando em Puno fui para a aduana achando que seria rápida e que poderia visitar Tiwanaku e voltar no mesmo dia, já que quando cheguei em Puno eram umas 11:30,  horário local, quando olhei o tamanho da fila me assustei, levei 2 horas na fila no lado peruano para dar saída e ainda tinha que dar saída da moto. Fui dar saída e era horário de almoço dos caras, mais meia hora de espera.

Lá naquela faixa vermelha era o começo da fila.

Depois de feita a aduana era a hora de deixar o Peru.

Eram 14:30 quando fui para o lado Bolíviano, mais uma hora de fila e tive que voltar ao lado peruano para tirar umas cópias de documentos para dar entrada na moto. Feito toda a burocracia na aduana fui até Tiwanaku, que ficava a 30km de Desaguadero, logo na saída em uma guarita na rodovia tinha um policial e todo carro e caminhão que por ali passava deixava umas moedas pro cara e seguia viajem, chegou a minha vez, ele viu que eu era estrangeiro e me pediu a documentação, quando ia pegar ele mandou deixar e me pediu um dinheiro pro refresco, peguei umas moedas que tinha no bolso e dei pra ele e segui viajem, cheguei as 16:20 no parque, fechava as 16:00. Comprei uma lembrancinhas, que por sinal é muito barato lá e como já faltava pouco para anoitecer eu sai em direção a rodovia pensando em acampar ali por perto, mas antes de chegar a rodovia tinha um placa dizendo que La Paz esta a 72km e pensei "Porque não?". Lá fui eu, chegando perto de El Alto achei um lugar legal pra acampar ao lado de uma torre de celular a uns 4200 metros de altitude, dava pra ver El Alto de lá e como era 31 de dezembro eu ia ver a queima de fogos de lá.

Primeira vista do lago Titicaca

Praça de uma cidade entre Tiwanaku e El Alto

Igreja  de uma cidade entre Tiwanaku e El Alto

Portal da cidade de Tiawanaku

Portal da cidade de Tiwanaku

Belo entardecer entre La Paz e Tiwanaku

Vista de El Alto

Acampamento, montado as 18:30

Esta noite coloquei o celular para desperta as 0:00, mas não sabia que na Bolívia são apenas tem uma hora a menos de diferença, pra minha sorte apareceu um cachorro e me acordou as 23:05, que era 0:05 na Bolívia, mas ainda tinham muitos fogos para queimar, acompanhei por um 15 minutos e voltei pra barraca.
         Neste dia foram 378km rodados.