terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

20º dia de Lima a Ancón 120 km

20º dia
26 de dezembro de 2016


Trajeto do dia

Levantei quando estava amanhecendo e fui para a orla de Lima andar pela cidade até que a Huaca Pucllana abrisse. 

Local do camping da noite anterior

Achei um ônibus daqueles com teto aberto que faz tour pela cidade e fui seguindo, afinal de contas ele passa pelas principais atrações turísticas da cidade, mas andei só meia hora e ele terminou o passeio.
Perto das 9 horas fui para a Huaca Pucllana e aguardei que abrissem. Ao abrir paguei meu ingresso e aguardei até as 9:50 horas para iniciar o tour guiado por um dos arqueólogos do sítio. A visita durou cerca de uma hora. O guia fez várias paradas e explicou cada lugar da huaca.
A Huaca Pucllana era um centro cerimonial foi utilizada pelas culturas Lima, Wari e Ychma. A cultura Lima iniciou sua construção em 400 d.C., posteriormente foi ocupado pela cultura Wari entre os anos de 800 e 900 d.C. Estas duas culturas utilizavam a huaca como local cerimonial e finalmente a cultura Ychma do ano 1000 a 1532 d.C. utilizou como cemitério, enterrando seus mortos nas paredes da huaca. Depois de 1532 a huaca ficou abandonada, enquanto a sua volta as terras eram lavradas e posteriormente com o avanço da cidade ela ficou rodeada de construções. Até 1967 ela era usada para pratica de motocross e a partir desta data começaram a restringir o acesso e a estudar a huaca. Em 1984 foi inaugurado o museu e logo após iniciada a restauração que ainda não terminou, são mais de 30 anos de trabalho e sem previsão de acabar.

Abaixo uma sequência de fotos da Hauca Pucllana










 
Lima tem vários outros sítios arqueológicos que eu tinha programado passar, mas na segunda feira apenas a Huaca Pucllana e o Parque de Las Leyendas estão aberto.
Fui então ao supermercado ver se achava uma manta para suprir a falta das peças de roupa que eu tinha perdido e comprar umas bolachas para tapear a fome a noite e de manhã. Não achei uma manta pequena. Troquei o resto de dólares que tinha e fui procurar um lugar para almoçar. Achei um lugar por 7 soles, R$7,00, com uma boa comida.

 
Pelas 14 horas fui ao Parque de Las Leyendas. É um parque grande no centro de Lima, tem zoológico, jardim botânico, museus, lagos e várias outras atrações que seriam necessários 2 dias pra visitar tudo com calma. Também existe um complexo com várias huacas e construções pré-colombianas. Apesar de ser segunda feira o parque estava cheio. Tem muitas áreas verdes que nos fazem esquecer que estamos em um deserto, tem animais de todas as partes do mundo e vários lagos e rios com carpas coloridas. Andei bastante por lá, visitei alguns museus e huacas e já cansado perto das 17 horas peguei a estrada para tentar sair da cidade antes da noite.


Abaixo uma sequência de fotos do Parque de Las Leyendas



 
Peguei um transito infernal para sair da cidade, uma loucura, mas uma loucura legal. Adora andar no meio deste tipo de transito, pra mim é só diversão. Cheguei na carretera Panamericana eram umas 18 horas e segui para tentar achar algum lugar para acampar. Passei Ancón e inicei a subida de um morro e no alto tinha uma estradinha para o meio do deserto, provavelmente foi usada na construção de umas torres de transmissão, entrei nesta estradinha por uns 500 metros e acampei no meio dela mesmo em um lugar protegido do vento.


Região metropolitana de Lima

Local do camping

 
Quilometragem do dia: 120km
Quilometragem acumulada: 6695 km